O lendário guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, lançará seu mais novo álbum intitulado "Blue Lightning", no dia 29 de Março de 2019 via Mascot Records / Mascot Label Group.
Confira mais abaixo o lyric vídeo de "Sun's Up Top's Down", uma das faixas presentes em "Blue Lightning".
Chamar Malmsteen de "maestro" ou "virtuoso" é declarar o óbvio. Mas tais termos não fazem justiça suficiente ao seu talento ou impacto. Existem inúmeros guitarristas que copiaram uma pequena parte do vasto espectro musical que o define, mas ninguém chega perto de alcançar o que ele tem ao longo de quase quatro décadas.
Esse homem é, sem dúvida, um pioneiro, alguém cujo estilo e criatividade inspiraram tantos outros. Desde que ele apareceu para o mundo pela primeira vez, com o álbum auto-intitulado da Steeler (83), seguido por "No Parole From Rock 'N' Roll" no mesmo ano e "Live Sentence" (84) da Alcatrazz, tem sido o que ele é desde então, um performer solo e líder de banda, e um dos guitarristas de elite em nível mundial. Combinando habilidades que abrangem um vasto espectro de inspirações, ele se destaca como uma melodia, técnica e um escopo épico gigantes de uma forma única e inclusiva.
Agora, com "Blue Lightning", Malmsteen destaca não apenas sua destreza e diversidade, mas também presta homenagem àqueles do mundo do blues, que alimentaram seu espírito artístico por tanto tempo.
"Eu sempre brinquei com músicas antigas, tanto ao vivo quanto no estúdio ", disse ele." Eu fiz um álbum similar chamado 'Inspiration' há algum tempo (1996), e foi a Mascot que veio até mim e sugeriu que eu fizesse um álbum de blues."
"Agora, eu cresci em uma família com formação clássica, e as pessoas me conhecem por tocar no que é chamado de estilo neoclássico. Mas quando eu comecei a tocar guitarra no meu quinto aniversário, o que eu tentei emular era John Mayall & The Bluesbreakers - eu tocaria junto com o que eles gravaram com o Eric Clapton (o álbum 'Bluesbreakers com Eric Clapton'). Isso é algo que as pessoas não percebem sobre mim - eu tenho um forte interesse no blues. Então, quando a Mascot veio até mim com a sugestão de fazer um álbum de músicas nesse estilo, isso não me incomodou. Na verdade, parecia tão natural."
O que Malmsteen fez aqui é combinar escolhas que podem parecer quase óbvias. Ele comenta: "Havia músicas que estavam imediatamente claras que eu queria fazer. Estes foram os gostos de 'Purple Haze' e 'Smoke On The Water', que eu tenho tocado desde que eu era criança. Mas então eu também fui para algo como 'While My Guitar Gently Weeps', que eu não tinha certeza se poderia fazer. Neste caso, foi sobre tentativa e erro. Estou muito contente por poder fazer justiça ao original."
Qualquer um que esteja esperando que Malmsteen, copie exatamente da mesma forma que as versões originais soam, levará um choque. Porque isso não é o que ele fez. Ele reflete: "Eu nunca fui uma daquelas pessoas que quer sentar e imitar a maneira como uma música soa no disco. Eu não vejo sentido em fazer isso. Se tudo o que você quer ouvir é uma música como você se lembra, os originais estão aí para você. O que eu fiz foi adicionar minha própria vibração e personalidade, enquanto prestava homenagem ao que você já conhece. Dessa forma eu sinto que estou sendo eu mesmo, mas também sendo respeitoso com aqueles artistas."
Uma coisa que esse álbum permitiu que Malmsteen fizesse, era desafiar a si mesmo, o que certamente é o caso de "Forever Man", de Eric Clapton. Ele comenta: "Eu ouvi isso no rádio, e honestamente eu não sabia se eu poderia fazer isso para este álbum. Mas eu me sentei e tentei coisas, e elas funcionaram. Eu tive que me preparar para a ocasião, e estou muito feliz de ter feito exatamente isso." Esta faixa mostra não só as qualidades como guitarrista de Malmsteen, mas também a sua amadurecida confiança vocal individual. Ele reflete: "Cantando em 'Forever Man', eu fiz tudo de uma só vez. Eu comecei a ler as letras, entrei no estúdio e acabei de terminar. Eu não sou alguém que gosta de fazer tomada depois de tomada. Eu sinto que você deve ser capaz de acertar da primeira vez. Isso se aplica às partes vocais e também a minha guitarra. E, na maior parte, foi assim que fiz 'Blue Lightning'.
Malmsteen também prestou homenagem a um favorito em particular. Ele comenta: "Quando eu tinha dez anos, recebi o álbum 'Fireball' do Deep Purple, que sempre achei que estava muito desvalorizado. E a música que realmente me matou foi 'Demon's Eye'. E eu estava muito interessado em fazer isso para o álbum. Felizmente, a música era a certa para a minha voz, e eu me diverti muito fazendo isso. Na verdade, eu diria que me diverti muito fazendo todas as músicas aqui."
Além dos covers, há também quatro faixas originais incluídas. E isso claramente traz à tona o amor permanente de Malmsteen pelo blues, bem como sua capacidade de interpretar com emoção. Ele diz: "Eu sempre mostrei músicas com grooves de blues em álbuns. Então, ter meu próprio material nesse sentido foi muito natural para mim."
O álbum é produzido por Malmsteen, que seguiu uma maneira tradicional na forma de gravar. Ele compartilha: "Antigamente, uma banda entrava no estúdio, fazia algumas músicas, depois saía em turnê, antes de voltar ao estúdio para fazer mais algumas músicas novas. Foi assim que eu fiz as coisas dessa vez. Eu estive tão ocupado na estrada nos últimos tempos que foi a maneira mais pragmática de fazer o álbum, ao todo levei cerca de dez meses para terminar, mas indo ao estúdio entre compromissos de turnê, eu sinto que manteve tudo fresco."
Mais novidades serão reveladas em breve.
Tracklist
01. Blue Lightning
02. Foxy Lady
03. Demon's Eye
04. 1911 Strut
05. Blue Jeans Blues
06. Purple Haze
07. While My Guitar Gently Weeps
08. Sun's Up Top's Down
09. Peace, Please
10. Paint It Black
11. Smoke On The Water
12. Forever Man
13. Little Miss Lover (somente vinil e CD de luxo)
14. Jumping Jack Fish (somente vinil e CD de luxo)
Links Relacionados
Facebook: facebook.com/officialyngwiemalmsteen
Homepage: yngwiemalmsteen.com
Myspace: myspace.com/yngwiemalmsteen
ReverbNation: reverbnation.com/yngwiemalmsteen
Instagram: instagram.com/yngwiemalmsteen_official
Twitter: twitter.com/OfficialYJM
Nenhum comentário:
Postar um comentário